Foto: Charles Guerra (Diário)
ATUALIZAÇÃO - Esta reportagem foi atualizada às 10h do dia 22 de outubro de 2018.
O proprietário de um dos mais tradicionais restaurantes de Santa Maria morreu no final da tarde deste domingo, aos 60 anos. De acordo com o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, Marco Antônio Fank dirigia uma motocicleta pela ERS-149, em São João do Polêsine, quando, por volta das 17h30min, teria perdido o controle do veículo em uma das curvas da estrada e colidido contra um poste de iluminação pública.
Fank foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. A família do empresário confirmou a morte, no final da noite de domingo. Ele deve ser velado a partir das 15h30min desta segunda-feira na Sala B do Cemitério Santa Rita. O corpo será encaminhado para o crematório Angelus, em Pelotas, às 10h desta terça-feira. Em luto, o Restaurante Augusto não irá abrir hoje.
Homem é detido por dirigir embriagado em Paraíso do Sul
Há 30 anos, Marco estava à frente do Restaurante Augusto. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1981, ele conduziu o empreendimento, herdado do sogro, Augusto Martins, com perfil metódico e organizado. Para isso, também contou com a gerência da esposa, Fernanda, e com a experiência do cunhado, Augusto Ricardo. Marco e Fernanda têm dois filhos, Maria Eugênia e João Fernando.
Por duas gestões, Fank foi presidente da Associação de Hotéis e Restaurantes e Agência de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTurr), da qual era atual vice-presidente. Em entrevista à seção Com a palavra, do Diário, em junho do ano passado, Fank contou um pouco da sua história, que se confunde com a do restaurante.
- O restaurante é um ícone, um marco gastronômico, uma parte da história de Santa Maria. Meu sogro, falecido em 2015, foi um relações públicas nato. Carismático, teve o reconhecimento da comunidade santa-mariense. Ao longo desses 30 anos, temos a sensibilidade e o cuidado de manter o legado dele no restaurante - disse Marco durante a entrevista ao Diário ao falar sobre a importância do Restaurante Augusto para Santa Maria.
Em julho de 2015, o programa Santa Maria Argumentos, entrevistou Marco por causa de um de seus hobbies, a fotografia. Na entrevista, disponível no Youtube, o empresário contou como que sua paixão pela arte de fotografar começou por ciúmes. Ele disse ao programa: "Eu comecei há mais de 30 anos por ciúmes. Enxergava uma foto maravilhosa e pensava se eu conseguiria fazer algo parecido. Eu não tive um professor me ensinasse, fui começando, comprando equipamento, até que conheci o fotógrafo Vitor Hugo, que me deu uma visão maior sobre a fotografia. Foi aí que me apaixonei pela foto macro, do olhar sobre o pequeno, do detalhe. Moro em um local que me proporciona estar perto da natureza, e resultado são fotos de muita observação e paciência. para fotografar uma borboleta, por exemplo, tem de esperar até a velocidade do vento ideal".
A PERDA DE UMA REFERÊNCIA
A morte de Marco Fank foi um choque e uma tristeza para amigos, familiares e colegas de profissão.
- A gente perde um dos líderes do setor gastronômico de Santa Maria e uma referência de gestão de qualidade, de bom atendimento e de cardápio. O Restaurante Augusto é reconhecido nacionalmente por seu cardápio a la carte, pela variedade e qualidade. E isso se deve muito ao Marco, que sempre foi muito dedicado. Ele se envolvia diretamente com a cozinha. Você poderia ficar até um ano sem ir ao Augusto, mas quando voltava, encontrava tudo igual - afirmou em entrevista ao Diário nesta manhã o atual presidente da AHTurr, José Dimperio.
Dimperio também destacou a representatividade do colega frente à entidade:
- Ele foi um dos sócio fundadores da AHTurr e sempre contribuiu ativamente, se posicionando, buscando defender os interesses da classe. Foi também um dos idealizadores do Festival Gastronômico, que já passou da 20ª edição. Nos últimos quatro anos, nos aproximamos muito quando unimos à AHTurr ao sindicato da classe.
Nas redes sociais, amigos do empresário lamentaram a morte e salientaram a atenção e carisma do engenheiro com os clientes do restaurante.